Quem sou eu

Minha foto
Formado em Historia, jogador de wargames e boardgames desde adolescente. Sou professor da rede municipal de Sao Paulo. Meu maior amor e minha filhinha, a Anna Vitoria. Twitter - @jaugusto72

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Guerra dos Mundos - Um Space Empires 4X AAR

Após ter dito que o Space Empires e um jogo fantastico e com regras simples precisava provar isso jogando uma partida com um oponente real. Portanto nesta semana convidei um colega para uma partida a dois, usando o menos dos cenários - basicamente voce tem uma linha de dois Deep space markers separando nossos inner Systems.
O jogo se desenvolveu calmamente, com ambos os jogadores explorando seu grupo de estrelas proximas e colonizando os planetas que encontravam, por incrivel que pareça, nos dois tinhamos nosso cluster de colonias muito próximas uma da outra, com poucos planetas um pouco mais distantes.
Optei por desenvolver as tecnologias de tática e Hull para obter a vantagem no tamanho das minhas naves. Uma outro desenvolvimento fundamental foi a construção de Shipyards nos planetas fronteiriços a meu adversario enquanto ele mantinha suas shipyards limitadas a seu Home planet.
O primeiro embate do jogo foi quando lancei um grupo de DDs para combater um scout solitario que havia se aproximado para reclamar a possesssão de um minério no espaço profundo, e que posteriormente foram atacados por 4 DDs inimigos ( nessa luta descobri que ele havia desenvolvido tecnologia de defesa e tatica 1 tb). Minhas naves escolheram recuar devido ao volume de naves inimigas e pela batalha ter sido tecnicamente um vitória.
Nesse momento o adversario resolveu fazer um upgrade tecnológico em todas as suas naves e para isso teve que retira-las de volta para seu Home planet, deixando suas colonias exteriores vulneráveis.
Rapidamente descobri tecnologias de ataque e defesa 1, construindo um grupo de CAs e dando inicio ao ataque as colonias inimigas. Em poucos turnos 2 colonias adversarias estavam destruidas.
O inimigo contra atacou, causando dano pesado a minha frota invasora, mas nao a destruindo, ao mesmo tempo em que enviava uma armada para atacar minhas colonias pesadamente defendidas no perimetro do meu imperio.
A resposta, construir emergencialmente uma frota de BC e CA (Crusadores e crusadores de batalha) e enfrentar a frota inimiga de 2 CAs e 7 DDs. O resultado, a completa eliminação de minhas forças, mas ganhando tempo suficiente para a minha força inicial atacar e destruir mais uma colonia inimiga.
A moral adversaria caiu neste ponto e minhas forças sairam vencedoras nesta campanha.




PS: Amigos, o jogo e um dos melhores que ja vi...se puderem, tentem

2 comentários:

  1. mas é barbada...jogam euros? meu grupo é muito euro...tenho medo de por na mesa e apanhar...o aspecto counters dele não ajuda não é...
    Braços

    ResponderExcluir
  2. Joguei com um wargamer, mas vi que vcs jogam Hannibal vs cartago e pode ser que gostem, as regras sao bem simples e o jogo e realmente muito bom, e olha que tenho um monte deles e nao faço elogios assim a tempos

    ResponderExcluir