Quem sou eu

Minha foto
Formado em Historia, jogador de wargames e boardgames desde adolescente. Sou professor da rede municipal de Sao Paulo. Meu maior amor e minha filhinha, a Anna Vitoria. Twitter - @jaugusto72

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Freedom in the Galaxy

Em uma galaxia muito distante, um Império impiedoso se ergueu e contra o poder militar e econômico desse império , um pequeno grupo de heróis busca restaurar a liberdade na galaxia. Parece similar para alguém? Guerra nas estrelas? Não, esse e o enredo maravilhosamente descrito no Jogo Freedom in the Galaxy , um boardgame de 1979 que recria a saga de Star Wars, mudando os nomes de personagens e planetas, mas mantendo a emoção.

Iniciei ontem uma campanha desse jogo contra um colega que conhecia muito bem as regras, tenho o jogo a anos, mas nunca havia tentando...ainda bem que o conheci melhor agora.

Componentes do jogo
O jogo se divide em uma fase de eventos Galáticos, em que recursos são coletados, cartas de eventos surgem e o mais importante, o império descobre aonde ele poderá se mover...com uma estrutura burocrática imensa, o Império e relativamente imobilizado..podendo somente andar livremente em duas das cinco províncias galáticas, nas outras três, seu movimento e muito limitado.

A Galaxia

Em seguida se alternam os jogadores da seguinte maneira: Aliança - Império - Aliança - Império, movendo unidades e realizando missões.

Neste primeiro turno, a Aliança moveu seus heróis para longe das províncias aonde o Império tinha livre movimento e descobriu um planeta aonde o Império testara armas de destruição em massa ( má propaganda que leva outros planetas da galaxia em que a raça existe a perder um pouco de lealdade ao Império) Alem disso, um grupo consegue convencer um planeta leal ao Império a ter uma postura mais neutra (levando novamente a que ocorra um efeito cascata em outros planetas)

Infelizmente, um grupo que viajava em um lento cargueiro espacial e localizado pelas defesas planetárias ao deixar um planeta e atacado, a nave e muito danificado e os tripulantes são detectados pelo Império, que envia alguns destacamentos para tentar captura-los. Ao final do I turno o Império ainda não tivera sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário